quarta-feira, março 30, 2011

~ Guia de Viagem Coreano.

É, tenho que confessar que cidades são fascinantes, que fotografias são energizantes e que a vida é doce e bela e, que me chama mais atenção a cada dia. Meu nome é Sonelly, sou coreana e faço curso de fotografia, viajei muito pelo mundo, conheci lugares e fotografei todos para recordação, mas nunca conheci o gosto da minha cidade, nunca vivi as belezas que nela existem e agora, resolvi fazer tudo isso três dias, provar que gosto tem a água daqui, as comidas diversas, olhar os rostos das pessoas e me admirar com cara expressão de afeto e amor, caminhar entre todas as cafeterias que nunca entrei, escrever uma página de livro a cada dia em cada uma das cafeterias que conheci e claro, colocar as fotos que tirarei em cada página, sabe, acabei de perceber, vou fazer meu guia de viagem.

Dia 03/07/2010

Primeiro dia de passagem. Resolvi provar o gosto, sentir o cheiro e beber da fonte. Há anos atrás foi construída a primeira fonte da cidade, ela é de pedra, mais é ao mesmo tempo diferente, sua torneira nunca para de derramar água, é de uma cor de cobre no tom escuro dourado, ela é definitivamente fascinante. Lembro-me de minha mãe sempre falando que eu vivesse a minha cidade e parasse de viajar, lembro-me da primeira vez que ela me trouxe a essa fonte, acho que por isso meu fascínio por ela, lembro-me da minha mãe pegando em suas mãos a água que jorra da fonte, bebendo e lavando seu rosto e, lembro-me da calma que ela me mostrava sempre que fazia esse ritual. Fiz igual a minha mãe, coloquei minhas mãos em forma de concha no interior da fonte, segurei sua água, bebi, provei seu gosto doce, senti seu cheiro diferente, um tanto harmonioso e, lavei meu rosto, senti assim a mesma calmaria que percebia nos olhos da minha mãe. Não resisti, tirei uma foto da fonte da água de mel, observei a mesma por um minuto a mais e vim sentar-me aqui, na Cafeteria Yukiro, uma cafeteria que existe a mais ou menos 27 anos e é passada de pai para filho. Essa cafeteria fica na frente da fonte, é de onde escrevo agora essa primeira página, nossa primeira lembrança.

Dia 04/07/2010

Segundo dia de passagem. Hoje resolvi sentar e reparar na beleza, nas expressões e sentimentos que existem aqui na Coréia. Bom, andando pelas ruas principais da minha cidade, parei numa bifurcação, no começo não me recordei muito do lugar, então me sentei na calçada mais próxima e comecei a observar. Pude ver pessoas apressadas para o trabalho, crianças com suas mães indo para a escola, casais apaixonados olhando seus prováveis móveis de casa, mais nada me fazia sentido realmente até ver um menino que corria atrás de um pombo, ele corria sorridente, parava perto do pombo, estendia a mão cheia de alpiste e quando o pombo comia e voava o menino retornava a sua mãe e pegava mais alpiste para aquele pombo voador e comilão. Quando vi a cena, me recordei do meu pai e daquele exato lugar onde estava sentada, eu vinha aqui todos os dias às 14h da tarde com meu pai para ver os pombos, ele sempre trazia consigo um pacote de alpiste para que eu desse de comer aos pombos, ele sentava-se na mesma calçada onde me sentei e ficava sorrindo me vendo correr atrás dos pombos, quando eu não conseguia dar de comida a eles, meu pai se levantava e vinha me ajudar. Pensei até que choraria naquele instante, mas isso não aconteceu, fiquei feliz por ter me recordado disso, fiquei feliz por ver que alguém ainda fazia a mesma coisa que meu pai fez por mim para seus filhos. Com um sorriso enorme no rosto, peguei minha câmera dentro da bolsa e tirei uma foto da cena que estava vendo e, logo em seguida fui me sentar na Cafeteria Yamazake. Essa cafeteria é mais recente, existe apenas a três anos, mais é uma cafeteria bastante acessada pela população da minha cidade, principalmente pelos seus doces e bolos, os quais eu provei pois não poderia escrever essas páginas de barriga vazia e nem sem provar o gosto de uma das melhores cafeterias da cidade. Bom, essa é a segunda página do meu guia de viagem, do nosso livro de visitas.

Dia 05/07/2010

Cheguei ao meu último dia de passagem. Hoje resolvi viver a minha cidade, caminhei pelas praças e locais turísticos daqui, assisti a um filme no principal cinema da cidade e agora, estou sentada na melhor cafeteria daqui, na minha humilde opinião, claro. Apresento a vocês, a Cafeteria Sonelly, criada pela minha bisavó, ela deu de presente a sua filha essa cafeteria porque minha avó Mehara Sonelly queria ser doceira. Quando minha mãe nasceu, minha avó a ensinou a cozinhar de tudo um pouco e principalmente os doces, minha mãe cuidou da cafeteria durante a doença da minha avó, e depois ficou com ela para si. Hoje, nossa cafeteria tem uma freguesia imensa, vendemos doces para fora e claro, atendemos com carinho e amor, estou sentada aqui, numa mesa que deixa de frente para a porta da cafeteria, sentada em uma das cadeias branquinhas (que eu escolhi para comprar), escrevendo sobre o meu último dia de viajante na minha própria cidade. Sabe, tenho orgulho de ter seguido o conselho da minha mãe, e em falar nela ela está me chamando para ir ajudá-la no novo bolo que ela está fazendo, mais antes de parar de escrever esse último relato, não posso deixar de tirar a foto que mostrará quem sou eu a todos, a foto da minha mãe, segurando um de seus bolos na frente da nossa cafeteria.

Então é isso, sejam bem-vindos ao meu guia de viagem e voltem sempre a lê-lo, porque eu prometo viver cada cidade que nele estiver e que nele permanecer. Sonelly.

+ Pauta para Bloínquês

- 17ª edição roteiro

2 comentários:

  1. Olha Ízis, devo confessar que a idéia de criar um Guia de Viagem foi ótima! Pena que ela passou pouco tempo, seria delicioso ler mais sobre o ponto de vista da moça. Você escreve bem, e escreve certo, o que falta é um pouco de revisão, uma letrinha que falta em alguma palavra, só isso. Você explorou bem a imagem, e parece que a foto foi criada para o texto, e não ao contrário. Parabéns! Seu resultado está na comunidade do Bloínquês, e será postado mais tarde no blog. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá Izis, Parabéns pelo blog adorei ler seus textos, muito perfeitos, esse principalmente fez essa Kpopper de plantão aqui imaginar as cenas perfeitamente. Só uma pequena observação, os nomes dos cafés são mais pra café Japoneses ^.^'

    ResponderExcluir